No dia 14 de Maio, o maior sindicato de professores do país, o SPGL, terá eleições para os seus corpos gerentes.
Nestas eleições, por mais ruidosa que seja a campanha desenvolvida pelos partidários do status quo, há uma questão fundamental em jogo:
Enquanto professores, queremos um sindicato que seja voz activa na defesa dos direitos da profissão e da Escola Pública ou queremos um sindicato que definha, perde força e se afasta dos professores e das Escolas?
Os adversários da Lista V, a lista que tenho o prazer e o orgulho de integrar, agitam-se num estertor desesperado, tentando difundir a ideia (falsa e absurda) de que somos uma lista partidária.
Confesso que me diverte este papão!
Integro uma lista de gente cuja militância é a defesa dos interesses da profissão docente. A alguns conheço-lhes diferentes militâncias partidárias, desde o Bloco de Esquerda ao PS, passando pelo PCP. A todos reconheço uma convicção, honestidade e empenho inquestionáveis.
Na lista V há muitos dirigentes da direcção cessante do SPGL. Gente que há anos vem erguendo a sua voz no sentido de dar outro rumo ao sindicato. Um rumo que o devolva à combatividade que perdeu. Um rumo que estanque a sangria de sócios que enfrenta. Um rumo que reponha os princípios da sua matriz fundadora (não, nós não somos herdeiros da actual direcção, somos antes os que sempre foram tentando fazer a diferença).
Os professores sabem do que falo. Aqueles que nas escolas nos dizem que nem sabem porque é que ainda são sindicalizados, sabem do que falo!
Uma direcção sindical tem de ser aquilo que os sócios decidirem. Se, enquanto cidadãos, exigimos mudança dos que governam, por que permitimos direcções sindicais que se eternizam durante décadas, num processo entrópico, a cada dia mais afastadas daqueles que representam?
Estas eleições são cruciais para o futuro, sobrevivência e renovação do SPGL. Lê o programa, conhece os candidatos!
Muda o teu sindicato, dá força a quem luta pela profissão docente , dia 14 de Maio vota lista V !
A lista V é o colectivo mais plural, dinâmico e reforçado que se apresentou a eleições nos últimos anos.
É agora ou nunca! Vamos construir um sindicato, forte, combativo, presente nas escolas. Vota V !
Ana Rodrigues Martins,
Candidata pela Lista V à Direção Central