A assinatura de um Contrato Coletivo de Trabalho pela UGT / FNE com a organização patronal dos colégios privados (a AEEP) com uma enorme diminuição de direitos e salários e um brutal aumento do horário de trabalho, que pode chegar às 33 horas letivas, constituiu uma verdadeira traição desta organização sindical aos trabalhadores e em especial aos docentes do Ensino Particular e Cooperativo.
Nesta conjuntura, o patronato denunciou o contrato da FENPROF e, após um complexo processo de arbitragem e mediação, estamos colocados perante a possibilidade dos sócios dos sindicatos integrantes da FENPROF ficarem sem contrato coletivo. A FENPROF tem vindo a contestar o processo de caducidade do contrato mas este é um processo difícil e de desfecho imprevisível.
A Lista V - Com os Professores, Por um SPGL Forte e Combativo, candidata aos Corpos Gerentes, Conselho Geral e Conselho Fiscal do SPGL para as eleições que decorrerão no próximo dia 14 de maio, tem acompanhado este processo com toda a atenção e garante o seu total empenhamento na defesa dos direitos dos docentes deste setor num quadro de total solidariedade com a FENPROF.
No próximo dia 14 de maio serão as eleições para o SPGL (nalguns concelhos em que este dia é feriado municipal a votação efetuar-se-á no dia 13, sob a forma de voto condicional). Se não tem mesa de voto no seu estabelecimento ou se tem dificuldade em votar presencialmente em qualquer das outras mesas de voto, não hesite – vote por correspondência. Por esta altura já terá recebido no seu endereço um envelope enviado pelo sindicato com os boletins de voto, dois sobrescritos e uma credencial. Leia atentamente as instruções e coloque o seu voto no correio (e só no correio, não o entregue em mão a ninguém!).
Votar é um direito mas nesta conjuntura tão difícil é também um dever. Contribua para a resolução dos seus problemas profissionais.
Dê mais força ao SPGL e à FENPROF.
Vote Lista V – Com os Professores, Por um SPGL Forte e Combativo.