top of page

 

Em defesa da Gestão Democrática 

 

A Lista V considera que o atual modelo de Direção, Gestão e Administração das escolas estrangula a participação da comunidade educativa, nomeadamente dos professores e educadores, nos processos de tomada de decisão sobre a vida coletiva das escolas e agrupamentos e facilita o autoritarismo.

 

A criação do cargo “unipessoal” de Diretor e, nalguns casos, a sua partidarização, limitou muito o clima democrático nas escolas e são cada vez mais frequentes as situações de prepotência exercida por alguns diretores, ou seja, entre colegas crescendo o medo de retaliações em consequência de críticas.

 

Os órgãos da Escola, do Conselho Geral ao Conselho Pedagógico e aos grupos disciplinares perderam relevância na tomada das decisões sobre a vida escolar.

 

A Lista V considera que uma direção colegial, eleita pelos diferentes intervenientes na comunidade escolar está em melhores condições para garantir a participação de todos e de contribuir para a formação democrática dos que a frequentam. Neste sentido, subscrevemos integralmente as propostas apresentadas pela FENPROF sobre Direção, Gestão e Administração das escolas.

 

 

Ir para a página inicial do Programa

 

bottom of page