top of page

 

1º Ciclo do Ensino Básico

 

Equipas educativas

 

  • Defendemos equipas educativas constituídas por docentes e técnicos (psicólogos, terapeutas e professores com especialização em áreas diversas). Atualmente, no 1ºCEB, os docentes deixam de assegurar o apoio educativo às crianças com dificuldades para irem substituir outros docentes em situação de falta ou, quando estes docentes de apoio não existem, os alunos são distribuídos pelas outras turmas, criando situações desesperantes para todos. Desta forma, as crianças com dificuldades são ainda mais prejudicadas. Uma equipa que trabalhe para um objetivo comum, com um grupo de alunos/turma, onde sejam definidas estratégias adequadas às aprendizagens globais e individuais, adaptando e planificando em conjunto caminhos de inclusão e sucesso contribuirá para uma melhoria significativa da escola do 1º ciclo.

  •  

O conhecimento, o currículo, a integração

 

  • Queremos uma Escola que valorize o conhecimento e onde os currículos sejam construídos à luz de uma política educativa voltada para a formação integral das crianças e jovens, e sem hierarquizar a importância dada às diferentes áreas curriculares/disciplinas, apostando seriamente na diferenciação pedagógica, respeitando as especificidades de cada um, proporcionando o acesso à educação a todos e todas de igual modo.

  • Queremos uma Escola onde a introdução de uma língua estrangeira, por exemplo, resulte sempre de um processo sério e participado de alteração do currículo.

  • Defendemos a redução do número de alunos por turma.

  • Defendemos a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais de forma harmoniosa e equilibrada nas turmas, exigindo as necessárias condições para uma efetiva articulação entre os docentes titulares de turma e os de Educação Especial.

  •  

Autonomia e horários de trabalho

 

  • Defendemos uma maior autonomia das escolas deste ciclo agilizando as tomadas de decisão e pugnaremos para que os/as coordenadores/as de estabelecimento e de departamento curricular tenham direito a um maior crédito horário para poderem cumprir as cada vez maiores exigências inerentes aos cargos.

  • Defendemos horários de trabalho claramente estabelecidos sem os subterfúgios que hoje redundam num efetivo aumento do horário de trabalho, nas suas várias componentes, de acordo com o que, sobre esta matéria, a FENPROF preconiza.

  • Tal como na Educação Pré-escolar, defendemos também para o 1ºCEB um regime compensatório da monodocência.

 

 

bottom of page